AS VERDADES SOBRE DIETAS
Há alguns dias escrevi sobre alguns mitos que se dizem e comentam sobre dietas, colocados pela revista superinteressante (A farsa das dietas, - Maio 2009), e também fiz alguns comentários sobre os mesmos. A seguir seguem as verdades, segundo a revista, sobre o mesmo assunto. Considero estas verdades como legítimas. Faço também alguns comentários particulares.
O AUTOCONHECIMENTO. - Quem pode te conhecer maiso do que tu? Ninguém. Ora, saber qual a comida que te faz engordar, quanto exercício tu precisas para te sentires bem, qual a quantidade de fome, só tu. O nosso corpo físico renova-se principalmente de dentro para fora. E ele faz isto sem muita ajuda e com bem pouca comida.
SEGUIR UM CALENDÁRIO - O que é o calendário.? É uma sequência lógica, sistemática, lenta, contínua, com pouca ou sem interrupção, das atitudes e ações que estás seguindo em uma dieta, que irão resultar em uma dieta de resultadosl. Ao menos se a pessoa já passou dos 80. Aí é necessário dar o primeiro tranco. Penso que uma dieta tem que ser observada em um primeiro momento, por seis meses. A base é 1 , 1,5 kg por mes.
TENHA COMPANHIAS - Não que seja absolutamente necessário, mas se tiveres alguém que possa te acompanhar, te aconselhar ou te vigiar na dieta, tudo bem. Mas é importante que tenhas o apoio da família.
FAÇA EXERCÍCIOS - Os exercícios devem fazer parte de qualquer dieta. Não servem para emagrecer, mas mantém o peso. Sabe-se que 1 kg de músculo queimam 80 calorias por dia e 1 kg de gordura ou tecido flácido queimam apenas 5 calorias por dia.
EXPECTATIVA - Não tenha grandes expectativas. É preciso ter paciência. O teu corpo não é uma máquina de respostas imediatas. O certo é que ele vai entender que tu estás fazendo dieta. E pode oferecer resultados a partir do terceiro, quarto mês.
FOME - Engane a fome. A sensação de fome é passageira. Sentimos fome em determinados instantes, e a seguir, ela diminui ou "passa". O nosso estômago está preparado para colocar esta sensação em direção ao nosso cérebro. Mas pode ser enganado tomando-se um suco, comendo-se algo bastante leve, que eliminam a sensação da fome.
GENÉTICA - O ser humano é individual, e o DNA está aí para comprovar. Mas os indivíduos de determinadas raças têm em comum muitos traços, que o DNA acusa. Pois bem , existem negros, amarelos, brancos, vermelhos, índios, caucasianos, etc. e suas milhares de derivações e miscigenações. Dentro de cada raça voce estará incluída, certamente. Ora, depoios que você nasceu, não tem jeito. O seu tipo físico estará traçado. Ou vai ser eternamente magra, ao natural, ou vai ter que fazer dieta enquanto viver. Conforme-se e tenha paciência.
MÚSCULOS - Os músculos estão diretamente relacionados à pratica de exercícios.
Faça o possível para adquirí-los, e não os deixe diminuir.
PLATÔ - Existe um platô, uma altura da quantidade de comida que deve ser respeitada. Se na hora da refeição tiveres alguma sensação de peso, como se diz quase sempre - acho que comi demais -é quase certo que fugistes da dieta.
SACIEDADE. - É aquela sensação que se tem em relação a certas comidas, ou que costuma dizer, tipo esta comida não sustenta. Os exemplos clássicos são o macarrão, o arroz branco, batatas, pão branco. Muito cuidados com estes produtos. Creio serem os grandes vilões das barrigas pelo mundo inteiro.
ZÍPER - Se você está seguindo uma dieta com rigor, e acha que está havendo um resultado positivo, a maior felicidade será quando houver o fechamento de um zíper que não fechava. Podes crer.
Martim Afonso - 19/05/2009