sexta-feira, 15 de maio de 2009

COISAS DA IMBITUBA (01)

As coisas da Imbituba

A minha cidade é cheia de problemas. Há muita reclamação, mas também alguns elogios por gente que vem de "fora". O fato é que a maioria dos que moram aqui jamais "deixariam" a cidade, por uma série de razões, que um outro dia darei detalhes.
Pois bem. O comentário, ouvido da 'boca do povo" é que aqui o custo de vida é bastante alto. Ou senão superior aquele verificado em cidades maiores e nossas vizinhas, como Tubarão e Florianópolis. Podemos separar umas poucas verdades e mentiras desta afirmação. Ou pelo menos o que eu penso.
Comparando-se, por exemplo, os preços da gasolina e do álcool lá praticados, haverá uma verdade nesta suposição. Estes preços são os maiores de toda a região, sem que haja uma revolta da população, ou se peça uma explicação plausível. É claro que se fosse instalado um posto de GNV (gás natural veicular), acirraria a concorrência e poderia diminuir a força econômica deste trust. Além disto, como em Imbituba a quantidade de carros novos é impressionante, é sinal que está tudo bem.
A questão de comércio, por exemplo. Poderia ser mais acessível, creio, oferecendo preços mais acessíveis. Principalmente no comércio de roupas mais caras. É claro que isto é impraticável, muitas vezes; mas a cidade de Imbituba é um minipolo em relação a Garopaba, Imarui e Paulo Lopes, por exemplo. O nosso comércio é mais forte do estes municípios durante a maior parte do ano.
Seria ótimo se houvessem constantemente as chamadas "promoções", para atrair mais clientes. A debandada de Imbitubenses em direção ao norte e ao sul para compras é constante e diária. Algumas ações práticas poder ser realizadas para estancar este esvaziamento de divisas municipais.
Promoções, feiras, comparações, folders, etc. Enfim, a propaganda é a alma do negócio.

Postado por Martim Afonso em 15/05/2009.

3 comentários:

  1. Os precos do comercio de Imbituba desanimam qualquer um. Tenho pena das balconistas que mtas vezes sao obrigadas a vender calcas jeans, por exmplo, num preco maior do que aquilo que eles ganham mensalmente. Eh de chorar! Maldito sistema capitalista!

    ResponderExcluir
  2. É como a história do Amauri e sua suposta namorada: "gostar dela, eu gosto, mas deixar a Imbituba é que é o problema...". A realidadade é que a maioria reclama, mas ninguém "larga o osso". Outra coisa: de Imbituba, só "deixamos" falar quem é da cidade, e olhe lá. Para os de "fora", moramos no paraíso, para o prefeito, moramos no "rio de salários baixos". É aquela antiga mania de posse: (tem defeitos, mas) é "minha" cidade! Salve a melhor cidade do mundo.

    ResponderExcluir