CONVERSA SOBRE DIETAS
Não seria eu a pessoa mais indicada para escrever sobre dietas. Mas lendo um artigo a respeito do assunto, na revista Super Interessante (A farsa das dietas - Maio 2009), sinto-me na obrigação de concordar com praticamente tudo o que eles publicaram. li e dou de graça para voces. Vejamos os mitos e as verdades de acordo com a publicação. Faço também comentários breves.
MITOS - (Afirmações que o povo comenta, mas a maioria concorda que funciona)
1) A base da dieta faz a diferença
Claro que não. O nosso organismo não diferencia as calorias de massas e gorduras. É claro que as gorduras são muito mais prejudiciais. Mas, ponto para a revista. Não faz.
2) Mulher engorda mais fácil do que o homem.
Penso que o metabolismo seja igual. O que importa é a flacidez ou não da pessoa. Ponto para a revista. Não engorda.
3) O estômago cresce com a barriga.
Penso que se comemos em grande quantidade, o estômago cresce. A barriga cresce pela ingestão de comida com alta concentração de calorias, em pequenas ou médias quantidades. Nosso estômago é um órgão independente da barriga, ora bolas. Concordo com a revista, não cresce.
4) Tomar suco natural ajuda no regime.
Penso que qualquer líquido prejudica a digestão, mormente à hora em que comemos. Sucos naturais (líquidos) também possuem calorias. Correta a revista. Portanto, não ajuda. Mas penso que são uma alternativa para qualquer instante de fome extra. Um copo de laranja dá para aguentar quatro horas sem comer qualquer coisa.
5) Carboidrato à noite engorda.
Acho que comer às 20 horas e dormir após ás 23 horas é o mais correto. Ponto para revista. Nada a ver.
6) Dormir pouco dá fome.
Sei lá, porém considero a frase estranha. O que eu sei é que bastante exercício dá um sono danado, e também um cansaço físico demorado. Certa a revista. Nada a ver.
7) Comer de três em três horas ajuda.
Concordo que ajuda. Ajuda a engordar. Pouca gente consegue seguir este método a sério. É um contrôle difícil, principalmente para nós, brasileiros, acostumados com o trinômio café/almôço/jantar. E também penso que você estaria estimulando o seu organismo a pedir comida. Concordo com a revista. Não ajuda.
8) Remédio para emagrecer funciona.
Pára, né! Se funcionasse, não haveria tantos americanos gordos e supergordos. Os caras têm uma das maiores populações obesas do mundo e consomem quantidades absurdas de remédios para emagrecer. São mais drogas que o nosso pobre organismo necessitaria elaborar. Haja fígado, rins e pâncreas em bom estado! Boa, super interessante! Não funciona, e estamos dito.
9) Carboidrato não sacia.
Então quer dizer que a pessoa precisa digerir grandes quantidades de pão e macarrão? Nunca vi disso. Mas é claro que sacia. Como diz a super, o pão e arroz brancos, batata, açúcar e outros, têm que ser comidos com moderação. Em grande quantidades, são os grandes vilões dos regimes, podem crer. Repito: sacia. A revista acertou mais uma vez. Parabéns para ela.
Obrigado.
Amanhã volto com algumas verdades.
Martim Afonso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu li a materia por completo, muito longa e bastante contraditoria. Uma republicacao daquilo que estamos cansados de saber: quem comer de tudo um pouquinho vai ficar magrinho, nao tem erro. Resume-se a isso. bjos
ResponderExcluir